quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Regras: conceitos inerentes aos jogos desportivos

Nos últimos anos, o futsal evoluiu em sua organização extra-quadra, seus métodos de treinamento, concepções, estratégias, etc. Resumindo: é uma constante o processo de crescimento do esporte da bola pesada. No que tange ao desenvolvimento das metodologias de treinamento, a utilização das formas centradas nos jogos situacionais ou condicionados tem sido empregada pelos maiores treinadores do futsal brasileiro e, diga-se, com extrema felicidade.

Para a aplicação dos jogos desportivos, uma premissa básica se segue: o uso de regras modificadas e próprias a cada jogo situacional. Se fizermos uma comparação com o dia-a-dia de qualquer cidadão nos deparamos com uma constante: as regras. É nesse momento que defino meu pensamento a cerca dos jogos condicionados. Precisamos transcender nossos objetivos para além quadra, fazer desses jogos meios para a transformação social. Ora, se dentro da quadra nossos atletas melhoram sua condição de jogo, tática individual, tomada de decisão, enfim, é muito fácil imaginar que os jogos façam com que os nossos alunos-atletas desenvolvam as mesmas capacidades para aquilo que imaginamos ser cidadãos. Ao mudarmos as regras do jogo, os objetivos de cada atividade lidamos com situações corriqueiras ao nosso cotidiano, limites sociais, características singulares a cada lugar, confrontos de pensamentos, opiniões, culturas e muitas outras variáveis sociais.

A imposição de regras remete a alunos-atletas-cidadãos limitados, presos, incapazes, aptos a uma revolta e quebra de ordem. O entendimento de regras proporciona aos mesmos condições para a tomada de decisão, capacidade de dicsernimento e opinião, quebra de conceitos, quando importante, enfim, capazes de exercer seu verdadeiro papel no jogo e na vida.

Por fim, o uso dos jogos nas escolas, nos bairros, nas escolinhas tem um papel extra-quadra que nem todos se dão conta, tem um componente social fundamental e cabe a nós professores de futsal enfatizar e exagerar desses objetivos para um melhor resultado dentro da quadra, na evolução de nossos alunos-atletas e e crescimento tanto e quanto de nossos cidadãos, criando, modificando e incorporando novos conceitos para o bem do jogo e da sociedade.

Um grande abraço e fiquem, todos, com DEUS...

2 comentários:

  1. educar a criança para não punir o homem,....

    é isso aee meu irmão, o esporte é uma das grandes pilares da sociedade, deve estar como um dos direitos fundamentais e inalienável de uqalquer ser humano,

    abraço LELO

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Éder!!!!
    Muito legal e interessante teu blog,uma hora dessas você poderia fazer um texto comentando do pessoal que você viu e jogou futsal e que alguns por mérito seguiram na profissão e outros que não tiveram oportunidades ou não tiveram interresse, porque competencia e tecnica tinham como poucos, como nosso amigo Jeferson para os conhecidos o Negão ou Pelé!!! Sucesso na carreira!!!
    Abração

    Humberto Curry - Beto
    Palmeira das Missões

    ResponderExcluir