sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Leitura Obrigatória


Ao longo do tempo, o avanço dos estudos, a periodização, a construção de um planejamento passou a fazer parte do dia-a-dia de qualquer profissional que atua nos esportes. Planificar nossas ações visando uma ou mais competições, estipulando objetivos para o ciclo em questão deixou de ser o diferencial. A organização tem que ser considerada como premissa básica de um trabalho que busque o êxito e a eficiência, do contrário, mais um atenuante para o fracasso.
Partindo desse ponto de vista o professor Marcos Xavier de Andrade, o Marquinhos, joinvilense treinador da Copagril-Cândido Rondon, escreveu seu primeiro livro. Em sua obra, um planificação do trabalho por ele desenvolvido. A maneira que ele refere-se as referências literárias demonstra sua preocupação com as bases científicas do esporte. Além disso, ele menciona tópicos de administração, algo fundamental se imaginarmos que somos comandantes, também. A riqueza de detalhes que o professor Marquinhos demonstra as atividades, os recursos visuais dispostos pleo livro, são outros ítens que elevam o nível da obra.
Entretanto, a melhor parte do livro ficou pro final. Os jogos pré-desportivos mencionados dão subsídios práticos aos professores de Educação Física. Criam suportes a outros jogos que venham formalizar. A diversidades de jogos encontrada no livro exemplifica como é o lado prático do professor Marcos. Em tempo, a relação entre teoria e prática se faz presente em quase todoo livro.
Por fim, acredito que a obra do Marquinhos veio num momento certo e, a partir daí, incentivar os nossos maiores treinadores a aderirem a idéias como essa. O futsal necessita dos mais velhos, precisa aprender com suas histórias. Proporcionar atitudes desse tipo aumentará certamente o nível de estudos, de científicidade do esporte da bola pesada. Ainda, o Futsal somos nós que fazemos e o professor Marquinhos consegue fazê-lo com início, meio e finalidade... Um abraço a todos e fiquem na paz de DEUS...


Nenhum comentário:

Postar um comentário