sábado, 11 de dezembro de 2010

Futsal Catarinense


Nos últimos anos, a Malwee Futsal redirecionou os flash do futsal. Se analisarmos que, ULBRA, ACBF, Inter e Enxuta do Rio Grande do Sul foram importantes referências da bola pesada na década de 90, esse quadro se inverteu. Enquanto o futsal gaucho e outros continuaram com uma enorme lacuna entre as categorias de base e a categoria adulta, os catarinenses inverteram esse processo. De sul a norte, leste a oeste, a esmagadora maioria das cidades possui, no mínimo, uma equipe de competição em nível estadual. As prefeituras assumem um importante papel nesse contexto. São Educadores Físicos a serviço do futsal. Além do apoio municipal, o poder público estadual tem influência direta nisso tudo. Se pensarmos que além das diversas categorias com competições com a chancela da FCFS (Federação Catarinense de Futsal) há ainda, JESC (Jogos Escolares) OLESC (Olimpíadas Estudantis de Santa Catarina) Joguinhos Abertos e Jogos Abertos, um prato cheio de esportes e o futsal incluso no cardápio, apoiados e geridos pela FESPORTE (Fundação Catarinense de Esporte), órgão do governo estadual.
Todo esse trabalho desenvolvido ocasiona o que a gente tem no futsal atual. Leco, Carlinhos, Junai, Chico, Darlan, Seco, Japonês e por aí afora são alguns dos muitos nomes revelados pelo "futsal catarina". Atletas esses que tiveram a grande orientação e aprendizado com alguns nomes de Santa Catarina como Maneca, Renato, Paulinho Cardoso, Pipoca, entre outros.
Portanto, fica aqui os parabéns ao grande trabalho desenvolvido ao longo dos anos por todas as cidades catarinenses, por todos os futsalonistas e admiradores do esporte da bola pesada. Aos demais, um importante exemplo a ser seguido independente do nível, do tamanho do investimento, enfim, vale aqui o desenvolvimento do futsal. Um grande abraço a todos e fiquem na paz do senhor JESUS CRISTO...

Um comentário: