domingo, 10 de março de 2013

O GIGANTE ADORMECIDO

Gigantes brasileiros na Tailândia

                    Gigantes são figuras mitológicas presentes nas histórias e lendas caracterizados como humanóides ou humanos. Na bíblia, temos os neflins - gigantes - filhos do relacionamento sexual entre os filhos de DEUS e as filhas dos homens. Nos esportes, estamos acostumados a chamar de gigantes aqueles que se destacam. Pelé, Zico, Falão 12, Bernardinho, Zé Roberto, Michael Jordan, Guga Kuerten e tantos outros. Quanto a prática, é sabido que o futebol é um gigante em número de praticantes em todo mundo. Temos outros  como o vôlei, basquete, rugby e muito mais. Deixei o Futsal de lado de propósito. Estamos falando de um gigante adormecido, que acordará em breve. 
                    Trazendo isso a nossa realidade, vamos aos fatos. Nos dias 16 e 23 de fevereiro tivemos, em São José dos Pinhais (PR) as seletivas para as equipes de competição do município. Ao todo, 247 jovens de 9 a 17 anos buscando o primeiro passo na realização de um sonho. Esse universo, que abrange muito mais do um simples time de cidade, deve ser visto com muito mais notoriedade pelas autoridades. Um belo exemplo disso é dado pela cidade em questão, ao todo, 10 ginásios distribuídos pelos bairros fomentam a prática de várias modalidades, no Futsal, aproximadamente 600 crianças brincam com a bola pesada, mostrando o tamanho do "gigante".

     
Futsal "Um gigante adormecido"

          Porém, nossa realidade nem sempre reflete a da maioria. Mesmo assim, em quadras externas, em cada pedaço de cimento com espaço pra duas goleirinhas feitas de chinelo, times com e sem camisa o futsal está presente, no coração de todos, se fazendo grande. Os professores, eternos agentes proliferadores do futsal, pais do gigante, vivem seus devaneios, essa eterna loucura que emana do coração faz do esporte o que ele é: um gigante adormecido. Entretanto, há um elo perdido que precisa ser encontrado. Há algo que o torne esse gigante. É necessário mais que prática, organização, apelo midiático. Não alcanço, exatamente, a lacuna faltante. Talvez, deva ser encontrada por toda a comunidade futsalonista, em conjunto. 
                    Por fim, tenho certeza que a busca pelo avivamento desse gigante deve ser buscado com o mesmo coração daqueles que fazem do esporte seu meio de vida. Desses guerreiros que encantam, sonham, vivem e mistificam o herói. É preciso ser intenso em nossas atitudes, em nossos sonhos, desejos. Só assim, ele será o tão sonhado gigante esportivo que queremos. 
                           Um abraço a todos e que DEUS os abençoe...
                                                   
Gigantes em alguma quadra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário