quinta-feira, 21 de março de 2013

A Bola

          Olhando algumas crianças nas arquibancadas do Ginásio Ney Braga em São José dos Pinhais me deparo com uma cena sublime, doce. Uma criança, de aproximadamente 3 anos, brincando com sua bola de borracha. A bola fugia do domínio da pequena, sorrateiramente,  e ela, singelamente, correndo atrás. A brincadeira se passou durante um bom tempo e eu ali encantado com o fascínio causado por esse brinquedo tão singelo. 

          Ao longo da história, a bola ultrapassou barreiras, fronteiras, guerras, gerações. Nas mãos de muitos, nos pés de outros, redonda, oval, de couro, leve, pesada, plástico e desses materiais ultramodernos que surgem a cada dia que passa. Escrevendo isso me lembro que a bola foi mulher de malandro nos pés de alguns e com outros foi eternizada, "literalmente", cantada como nas músicas de Caetano e Djavan. Bailarina nos pés de chuteiras, tênis, por ela mesma, correu serelepe, dominadora, elegante, pomposa, estilosa. Mesmo em lugares pouco convidativos ela é rainha, musa. Hoje, ontem e sempre, desfila alegria desde os  brejos campos gauchos até o pulmão do mundo, "a Amazônia". 

          Exercendo esse encanto em multidões, talvez por ser um brinquedo que todos podem ter. Talvez por ser redonda, colorida ou mesmo sem cores, não sei dizer ao certo o que ela faz pra nos encantar tanto. Eu prefiro ela pesada, numa quadra, mas sei do potencial da redonda, das suas qualidades. Os mais velhos, quando comentam, relembram histórias, parecendo aqueles romances saudosistas, os pés falam por eles, mesmo sem a velha e longínqua destreza motora, mas ali se vê o tamanho das lembranças. Os mais novos, inquietos, tiram o melhor dela, exploram, criam, vivem, experimentam e, sem ela pedir, acredito que ela queira muito isso, pois ganha vida nas histórias. 
          Fascinante e apaixonante. Essas seriam as palavras que definem a relação da bola com o mundo. Não há objeto no mundo capaz de unir tanto quanto ela. Quanto mais simples melhor, mas que role e corra alegre, livre, bem cuidada e poderosa pelas plagas mais distantes porque ela é Bola.
B= brincalhona          O= ostensiva          L= libertadora          A= amiga


Nenhum comentário:

Postar um comentário