terça-feira, 19 de abril de 2011

Catando com paixão

Em todos os lugares é muito comum nos depararmos com pessoas apaixonadas, normalmente elas nos inspiram, nos motivam, nos cativam. Em se tratando de esporte fica ainda mais palpável a paixão no fazer, estar fazendo. O boxeador George Foreman, o ciclista Lance Armstrong, o nossos maiores ídolos Ayrton Senna da Silva e Pelé demonstravam isso em cada minuto, em cada segundo de suas performances. Além deles, músicos, atores e uma infinidade de ícones demonstram suas paixões. Particularmente, gosto muito do "cozinheiro" Jamie Oliver. Esse cara é inspirador, transpira emoção, todos que o assistem se imaginam cozinheiro, tamanha é sua paixão em cortar, assar, fritar, enfim, cozinhar. Ao assisti-lo, tenho certeza, muita gente pensa "nossa, como é fácil" e quando pensam assim acho que ele cumpre seu objetivo que é demonstrar o quanto é importante colocar amor no que fazemos. Entretanto, esses exemplos parecem distantes de nossa realidade, por isso cito o exemplo materno, carinho, amor, carinho, amor, carinho e amor pelos simples fato de ser mãe. Acho que dimensionar a paixão de ser mãe é inconcebível. Podemos tentar imaginar a imensidão da paixão em cada ato, em cada gesto, em cada momento, porém, jamais mensurar. Nos últimos dias, tive a oportunidade de ver a peça teatral "Catadoras de Si", onde minha colega e amiga Daniela Kuhn (Professora de Educação Física da UTFPR) era diretora. O espetáculo retrata a vida daquelas que vivem do lixo, da reciclagem. Estrelado pelas meninas Valleska e minha aluna da disciplina de FUTSAL Luiza, o evento deixou atônitos os presentes, era possível sentir a respiração delas, os olhos do público se voltaram para as gurias na mesma intensidade dos gestos de catar a si mesmas. Por um instante imaginamos ser dançarinos em cima do palco, buscamos um pedaço de papel, uma lata qualquer do cenário pra catarmos a nós mesmos. As gurias não só cataram a elas mesmas como mexeram com nossa emoção, nosso arrepio, encanto e desejo. Seus olhos encenavam a realidade, suas lágrimas catavam a esperança perdida por entre os restos de papel. Singelas como se podia imaginar, elas foram além, tocaram nos porões dos corações mais frios, mostraram a realidade que teimamos negar. Com virtuosismo, elegância e muita paixão elas me levaram junto, a mim e outros tantos, fomos catadores por um segundo, tudo graças a paixão vinda de dentro delas. Por isso, vejo que paixão é mais do que realização profissional, é muito mais do que bens materias, financeiros. Ela é o elo de ligação entre o que sou, o que faço, o que quero e o que os outros esperam e querem de mim. Por fim, deixemos que a paixão, o brilho no olhar seja nosso maior patrimônio, que o prazer no que fazemos seja inspirador, motivador. Sejamos apaixonados e apaixonantes. Fiquem com DEUS...

4 comentários:

  1. Nossa, fiquei sem palavras!!!
    Muito Obrigada Professor!!!!
    Suas palavras e interpretações com certeza alimentam nossa motivação, confiança e paixão por realizar esse trabalho!!! Assim não nos sentimos sozinhas!!!
    Bom se muitos no mundo tivessem essa cabeça e coraçõ que você tem!!!!
    Você com toda a certeza é um dos poucos professores que me motivam a buscar sempre a minha paixão!!! Futsal fica em segundo plano comparado com questões humanas que você trabalha com a gente!!!
    Posso não levar muito do futsal e nem me tornar uma amante do esporte, mas com certeza buscarei sempre o prazer, não abandonar minhas paixões e ter sempre o objetivo de educar pessoas cada vez mais humanas!!!
    Obrigada por tudo!!!!!
    Beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  2. Oi Eder, nossa, fiquei realmente emocionada com tamanha gratidão nessas palavras. Assim como tu acredita na juventude, eu também acredito em professores transformadores, assim como vejo que és um. Nesse mundo está tão difícil das pessoas se reencontrarem, estão todas vendadas com tamanho materialismo. Sendo consimidas pelo consumismo. Mas estamos nesse mundo para sermos professores, ensinar e aprender com experiências vividas, com nossos erros, com nosssas provações. Nada é por acaso, tudo tem sentido, não estamos aqui para ficar de braços parados, sofrendo por meras dificuldades. Estamos realmente aqui para aprender e ensinar a humildade, paciência, amor...
    Obrigada pelas palavras de carinho e fico muito feliz em saber que mergulhou e conseguiu catar a si!!!
    Deus abençõe..com carinho,
    Valleska

    ResponderExcluir
  3. Obrigaga querido!
    Agora quem me emocionou foi você!
    Que satisfação ter um colega tão bacana e sensível,

    Abraço,
    Daniela

    ResponderExcluir
  4. minha nossa, que belas palavras!! Realmente um belo espetáculo, emocionante e apaixonante!! Parabéns!

    ResponderExcluir