quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Alguns aspectos e a relação entre as marcações quadrante no futsal e o sistema 4×4x2 no futebol de campo(com duas linhas de quatro)

Com o passar do tempo notamos a grande evolução no dinamismo do jogo na maioria dos esportes coletivos. Os esportes passaram por algumas mudanças nas regras, assim muitas equipes buscaram apoio na tecnologia para alcançar o melhor rendimento. No caso do futebol e do futsal notamos um enorme aumento na velocidade do jogo, sendo assim as equipes precisaram aumentar sua intensidade e volume de treinamentos, buscando novas estratégias para ações ofensivas e defensivas.
Nesse caso, vamos identificar alguns aspectos relacionados entre a marcação do sistema 4-4-2 (com duas linhas de quatro) no futebol e a marcação quadrante que acontece no futsal. As duas marcações são compostas por duas linhas de jogadores, sendo no futebol duas linhas de quatro marcadores e no futsal duas linhas de dois marcadores. A zona de quebra ou zona de desequilíbrio das duas marcações acontece principalmente entre as duas linhas, assim faz com que as marcações tenham um ótimo sincronismo entre a primeira e a segunda linha, tanto em uma ação ofensiva quanto em um equilíbrio defensivo. No futebol de campo como tem mais dois jogadores à frente dessas duas linhas eles induzem a bola geralmente para a lateral do campo em que a equipe adversária tem mais dificuldades em atacar, assim tentando retomar a posse de bola nessa região. No futsal a equipe que faz a marcação induz a bola para o lado da quadra onde deseja desarmar o adversário, assim fazendo o chamado “isolamento” da região, não deixando que o adversário troque passes e por conseqüência retomando a posse de bola. Nas duas marcações o jogador que marca o adversário que está com a bola no lado do campo ou da quadra ele sempre fecha à diagonal deixando a paralela aberta, fazendo com que o adversário tenha um menor ângulo de jogo, os jogadores que compõem essa linha de marcação no futebol fecham a bola atravessada de um lado para o outro do campo e ajudam a compor a região entre a duas linhas, marcando a subida dos adversários, já no futsal é somente um jogador e esse fecha a bola atravessada de um lado a outro da quadra. O sistema de cobertura tem o mesmo objetivo nas duas marcações, aonde a marcação vai encaixando-se para a o lado onde está a bola.
Portanto, notamos que com a evolução do futebol e do futsal as equipes cada vez mais buscam propostas de jogo e estratégias que tenham como o objetivo de contrapor o adversário no ataque e conter o oponente na região defensiva, assim tornando esses dois esportes cada vez mais apaixonantes.

Otávio Baggiotto Bettega
Treinador da equipe de futsal da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), onde cursa Educação Física.
Otavinhofutsal.futblog.com.br
Otavinho_bb@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário