segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"eles" ainda não aceitam

No último mês estivemos presente em Joinville (SC) no Estágio pra Treinadores Krona-Ferrettifutsal. Ao longo de 9 dias tivemos a oportunidade de presenciar a forma de atuação dos mais bem sucedidos profissionais do futsal. Aulas, palestras, treinos e encontros. Enfim,  todas as possibilidades foram exploradas pela organização, ao passo que o público presente, vindo de todo o Brasil, América do Sul e China (é, conterrâneo do Zizão). uma troca de experiências que recomendo a todos os futsalonistas. 
Ao conhecermos a realidade de nossos colegas, notamos a clara influência do Futsal na formação dos jogadores de futebol de campo. É inegável essa relevância no fomento aos futebolistas da grama (não quero entrar no mérito da questão de assumirmos a postura formadora ou deixarmos de lado essa "possível" ligação, na identidade esportiva). Eu quero colocar aqui a importância que o futsal teve na formação de jogadores como Rolnaldinho, Ronaldo Fenômeno, Neymar, Robinho e o curitibano Alex, pra não dizer outros tantos. É comum vermos em todas as tv's, os comentaristas, torcedores, jogadores e os próprios treinadores reforçando tudo isso. Ok, ok... Mas e quando vimos os professores do campo ao lado dos profissionais de futsal, conhecendo o porquê disso tudo? Por quantas vezes vimos os professores de futsal nas comissões técnicas dos clubes? Ora, se a formação dos jogadores está intimamente ligada entre a quadra e o campo por que quem forma não está intimamente ligado? 
                                   
Alex jogando futsal pela AABB de Curitiba

Sabemos de todas as vantagens de se iniciar no futsal, somos conhecedores que a criança experimenta e desenvolve sua "expertise" com a bola pesada muito mais além que na grama. Entretanto, a inquietude permanece. Acho que ela terá um fim, nem tão logo, mas ainda veremos o futebol de campo importando, além dos jogadores-alunos, nossos professores, parafraseando o grande Fernando Ferretti. 
.
Ronaldo fala da importância do futsal em sua vida

Tenho certeza disso, abraço a todos..

2 comentários:

  1. Raramente vêem as ligações entre as modalidades. Pensa-se sempre que elas são muito distintas - como são mesmo, mas sua essência não difere tanto quanto possa parecer. O futsal é a modalidade que o brasileiro mais joga, digo com absoluta certeza. E é daí que nascem futebolistas de campo, de areia, atletas para o mundo e para a vida. Sim, para a vida, pois qual é a pessoa que nunca pisou em uma quadra de futsal para dar ao menos um chute? Parabéns pela postagem bastante pertinente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo comentário e por nos lembrar de um importante desafio na formação dos nossos alunos: a formação de cidadãos... além das quadras e dos campos, é fundamental termos em mente esse propósito. a cerca da ideia central do texto, é inegável que grande parte das crianças entram no futsal visualizando o futebol de campo e eu admito que essa característica deve ser levada em consideração.
      abração tchê...

      Excluir